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Projeto Correspondente

Objetos do Projeto


Contribuir para a sustentação da posição de sujeito de crianças e adolescentes em situação de risco social, de modo que possam ser reconhecidos em sua condição de alteridade, com características, necessidades e recursos que lhes são próprios e singulares.

Objetivo específico:

O Projeto Correspondentes possui três frentes de atuação: com a criança/adolescente; o voluntário e a Instituição de acolhimento (abrigo ou CCA - Centro da Criança e Adolescente),veja os objetivos para cada uma destas frentes de atuação:

Criança e o Adolescente:

• Estabelecer um vinculo afetivo recíproco, através do qual são compartilhados sentimentos, experiências, sonhos e conhecimentos entre os participantes;

• Auxiliar a criança/adolescente na construção e reconstrução de sua história de vida e a se tornar sujeito de sua história;

• Contribuir com os processos de conquista da autonomia e de individualidade do jovem;

• Colaborar no processo de aprendizagem da Língua Portuguesa, desenvolvendo importantes formas de comunicação e expressão através dos hábitos da leitura e da escrita;

• Ampliar a sua visão de mundo e desenvolver sua criatividade através destas formas de comunicação.

Voluntários:

• Aproximar o voluntário da realidade de crianças e adolescentes em situação de risco social, tornando-o multiplicador na luta pela preservação dos direitos destes jovens;

• Promover a pratica da cidadania, permitindo que os voluntários sejam protagonistas de uma ação solidaria;

• Contribuir com novos elementos para a formação de sua visão de mundo, comprometendo o voluntário com a formação de um vinculo de cuidado e respeito com as crianças e os adolescentes.

Instituições:

• Oferecer suporte técnico para os profissionais da instituição de acolhimento e do CCA, com o objetivo de promover a mensuração dos resultados do projeto junto às crianças e aos adolescentes;

• Oferecer suporte técnico para os diversos profissionais das instituições, visando a inserção do Projeto Correspondentes no cotidiano da instituição, o acompanhamento do desenvolvimento do trabalho, a análise de eventuais intercorrências na troca de correspondências;

• Oferecer, por meio da discussão dos procedimentos do Projeto Correspondentes, desenvolver ações que venham contribuir, colaborar, cooperar para o enfrentamento das demandas institucionais, sejam elas diagnosticadas pelo técnico do Projeto Correspondentes ou manifestadas pelos gestores ou técnicos das instituições de acolhimento e CCAs, considerando os aspectos e sintomas que influenciem não só no andamento dos procedimentos inerentes ao Projeto Correspondentes, mas também na qualidade do atendimento oferecido à criança e ao adolescente e na garantia dos direitos e das garantias previstos em lei.